Termos de uso para serviços Microsoft no Windows Server

Este artigo tem como objetivo informar as normas de uso do Windows Server, para que o cliente fique em conformidade com os nossos termos de uso. Elas foram separadas em três grandes grupos de serviços para melhor compreensão:

CAL para TS (Remote Desktop):

- Usuários que acessam remotamente e têm permissões comuns precisam ser licenciados. Por padrão, a licença do Windows Server permite a utilização de 2 usuários, porém ambos precisam ter privilégios de administrador. 

- Acima de 2 usuários, independente de serem comuns ou administradores, também precisam ser licenciados.

- Usuários de serviços internos (como IIS, FTP, etc.) são liberados para uso.

SQL Server:

- Não ter SQL Server Web Edition instalado no servidor.

- Não ter SQL Server Developer Edition instalado no servidor.

- SQL Server Standard e SQL Server Enterprise precisam ser licenciados pela  RedeHost, obrigatoriamente. Você não pode trazer a sua licença adquirida por terceiros para utilizar no servidor. Para licenciar essas 2 edições, o servidor precisa ter no mínimo 4 vCPUs, sendo 1 licença a cada 2 vCPUs. 4 vCPUs = 2 licenças, e assim sucessivamente.

- O SQL Server Express pode ser utilizado, por ser um banco de dados de entrada. Por conta disso, há limitações no tamanho do banco (10GB), bem como no uso de RAM e processamento do servidor.

Microsoft Office e afins:

- Não ter Microsoft Office (de qualquer edição) instalado no servidor.

- Não ter qualquer outro serviço/software da Microsoft que precise de licenciamento instalado no servidor.

Consequências da não conformidade aos termos de uso

- O não cumprimento das regras descritas acima poderá acarretar no cancelamento do seu serviço

- Caso seja identificado softwares que não estejam licenciados corretamente e/ou softwares instalados que não são permitidos, o cliente será responsável pelo pagamento de multa retroativa desde a ativação sobre o serviço que não estiver em conformidade, bem como a obrigatoriedade de regularização/desinstalação deste serviço (SQL Server, Office, etc.) no servidor e/ou a migração dos dados para um novo servidor.

Tutoriais auxiliares para a geração das informações

Abaixo criamos 2 tutoriais que você poderá seguir quando lhe for solicitado o preenchimento do formulário do nosso Relatório de Softwares Instalados (RSI):

Como gerar os usuários criados no servidor

Como gerar via query a versão do SQL Server instalado no servidor

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre alguma das informações ou processos acima, ficamos à disposição para lhe ajudar no esclarecimento através dos nossos canais oficiais de atendimento.