Utilizando SSL na CloudFlare

Em algumas situações, não será possível ativar SSL para o seu domínio nos planos de hospedagem. Isso pode acontecer pelo fato de o seu domínio estar usando recursos de um servidor que não tem SSL ou por ter apenas um domínio com a gente, sem plano de hospedagem.

Nesses casos, recomendamos que você utilize os serviços da Cloudflare, que é uma empresa focada em segurança e  performance para todos os tipos de aplicações e que oferece certificado SSL de forma gratuita 🙌

Então, neste artigo vamos demonstrar como você pode criar a sua conta na plataforma e ativar o SSL gratuito para o seu domínio.

  • Criação da conta na plataforma:

Para fazer a criação da sua conta com a Cloudflare, basta acessar o endereço abaixo, informar um e-mail e senha válidos e clicar em Criar conta.

https://dash.cloudflare.com/sign-up

Ao acessar a conta depois de criada, temos uma tela semelhante a esta:

mceclip0.png

  • Adicionar o domínio na Cloudflare:

Conforme o print anterior, para adicionarmos o domínio, devemos clicar em + Adicionar site e informar o endereço de domínio.

mceclip1.png

Depois disso, ao clicar em Adicionar site, vamos para a tela de escolha do plano. Nessa parte, caso queiramos apenas o SSL gratuito, devemos escolher o plano mais básico.

mceclip2.png

Assim que confirmarmos o plano, a plataforma da Cloudflare fará um escaneamento no DNS atual do domínio para replicar os registros de DNS dele, porém, caso falte algum, você deve criar nesta sessão do processo.

mceclip3.png

Caso algum registro tenha faltado, podemos clicar em + Adicionar registro para que possamos adicionar conforme o print abaixo:

mceclip4.png

Uma observação importante é que todos os registros devem ser salvos com o Status do proxy em Somente DNS. Caso você vá adicionar algum novo registro, basta clicar na nuvem para trocar entre Com proxy e Somente DNS. Isso também vale para os registros que a Cloudflare replicou automaticamente.

Com isso tudo finalizado, clicamos em Continuar e vamos receber as informações de apontamento de DNS da Cloudflare para que possamos atualizar no domínio.

mceclip5.png

Então, depois de ter feito o apontamento conforme indicado, basta clicar em Concluído, verifique os nameservers para validar a configuração. 

Por fim, vamos chegar na tela de configuração do SSL. Ela será semelhante a esta:

mceclip6.png

Vamos marcar a opção de SSL Flexível e ativar a opção Sempre usar HTTPS para que todos os acessos ao site sejam redirecionados para HTTPS e o certificado SSL seja utilizado.

mceclip7.png

Agora já podemos finalizar, clicando em Concluído no final da página 😉

OBS..: Depois da troca do apontamento de DNS existe uma propagação que pode levar até 24hs para domínios .br e até 36hs para domínios internacionais. As configurações de SSL somente vão funcionar depois da propagação.

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre a configuração apresentada, estamos à disposição para conversar pelo chat no painel de controle ou por e-mail, como preferir ❤